A manutenção dos pneus agrícolas é um fator determinante para garantir o andamento correto da produção no campo, o desempenho do equipamento e também gerar economia ao produtor. É importante lembrar que essa manutenção pode ocorrer de duas formas: A preventiva que visa evitar os problemas e a corretiva, para corrigir e ajustar um problema já presente nos pneus.
Acompanhe abaixo algumas dicas valiosas para a manutenção dos pneus.
- Esteja atento à calibragem: a calibragem deve ser feita de acordo com as orientações do fabricante, isso é importante para aumentar a vida útil do trator e garantir seu desempenho, outro ponto positivo é que pneus calibrados corretamente evitam a compactação do solo.
- Controle de pressão: o ideal é controlar a pressão dos pneus semanalmente ou antes de iniciar as operações no campo, utilizar um medidor de pressão facilita o processo para o homem do campo.
- Índice de patinagem: é importante para aumentar a durabilidade dos materiais e evitar aumentos no consumo de combustível.
- Atenção para a hora da troca: acompanhe e vá monitorando para identificar o momento de substituir os pneus de seu equipamento.
- Armazenamento: não é recomendado que eles sejam armazenados já montados, mas se for realmente necessário, o produtor precisará seguir algumas recomendações: não deixar o pneu em contato com água, graxa ou óleos. Deixar afastado de motores elétricos.
- Assistência: a troca de pneus agrícolas requer cuidados maiores, por serem também equipamentos maiores e mais pesados, para garantir sua segurança e evitar contratempos, contate uma assistência especializada.
Foque sempre na manutenção preventiva e evite os problemas antes deles aparecerem, gerando menos custo e desperdício de tempo nas operações.
A Bugio Agronegócio é uma parceira forte do homem do campo, conte conosco e leve para a sua propriedade a procedência e atestado Bugio de qualidade.
Fonte: https://blog.jacto.com.br/ – acessado em 15/04/2024